Salmão com Salada Fria de Batata
Seja Verão ou Inverno, o salmão é sempre dos melhores peixes que encontro por aqui. Com a agravante da variedade de peixe não ser assim tanta como seria de imaginar.
Mas desta vez, resolvi fazer uma receita um pouco mais gulosa, para aproveitar as batatas cozidas que tinham sobrado. Podem ver post sobre a salada fria de batata aqui. Para o caso de não terem sobras de batatas eu deixo a receita completa.
Ingredientes:
2 postas de salmão
4 batatas (usei com casca)
2 c. de sopa de maionese
1 c. de sobremesa de mostarda Dijon
Salsa
Spring onions
Pimenta q.b
Flor de sal q.b
Azeite q.b
Coloque as batatas cortadas em quatro, num tacho com água e flor de sal e deixe cozer cerca de 30-45 minutos.
Deixe as batatas arrefecer.
Misture a maionese e a mostarda. Adicione os spring onions cortados em juliana e a salsa picada. Junte a batata e envolva.
Tempere com pimenta e flor de sal.
Comece por temperar as postas de salmão com flor de sal e pimenta.
Coloque um frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite.
Não coloque muito azeite porque o salmão vai libertar bastante gordura. É também importante que deixe aquecer bem a frigideira.
Quando estiver bem quente, coloque as postas de salmão com a parte da pele virada para baixo. Assim que começar a cozinhar o salmão vai mudando de cor gradualmente. Tenha atenção para que não esteja demasiado tempo, porque ficará muito seco. O salmão cozinha muito rápido, o tempo varia de acordo com o tamanho da posta de salmão.
Para as postas de salmão que eu usei 2 minutos são suficientes. Após esse tempo, viro a posta e deixo cozinhar mais 2 minutos.